domingo, 5 de junho de 2016

O COMANDANTE


“Consagrei Centúria! Agora posso comandar!”

Esta é uma frase comum, que muitos não têm a coragem de dizer claramente, mas que a maioria dos Doutrinadores sente intimamente.

É natural, pois nossas heranças são de Comando e liderança.

Mas o quê implica em ser Comandante?

Como assumir os primeiros Comandos?

Qual deve ser a minha postura como tal?

Primeiramente compre um Livro de Leis! Um Comandante tem que conhecer todo o Ritual e suas Leis. Tem que ter seu próprio Livro de Leis, e ler com muita atenção, tirar as dúvidas com o Adjunto ou com Comandantes veteranos. Nunca pode ser um “sabetudo”, pois o bom sendo é a principal resposta a todas as indagações surgidas. Nossa Doutrina é coerente em suas Leis, e as lacunas que existem em determinadas explicações, são sempre preenchidas com bom senso e equilíbrio.

Após conhecer o Ritual, participando como observador de diversos Comandos de Trabalho, é hora de trabalhar seu íntimo para a missão! Lembre-se sempre: não é um cargo, é uma missão!

O Comandante não é o “Chefe”! Não é quem manda e desmanda e faz o quê quer! O Comandante é o “Responsável”. E “responsável”, na acepção clara da palavra, é quem responde por tudo que acontece dentro de sua responsabilidade. Colhe os frutos e bônus de sua atuação, ou sai no prejuízo total por não saber conduzir-se.

Para ser um Comandante e não ficar no prejuízo cada vez que assumir uma escala, tem que ser equilibrado, atencioso, educado, prestativo, solidário, paternal e entender a linha tênue que une Amor e Razão!

Abrir o plexo, fazer a Chave de Abertura e dar ordens, qualquer um faz. Pegue um paciente, dê a ele um papel com a Chave e ele vai... Agora, “Comandar”... É, sobretudo, preparar-se para o peso da responsabilidade assumida! É estar com a Tolerância aliada ao Amor Incondicional, vibrando na Humildade de servir.

Tem que tolerar os médiuns que chegam desequilibrados e arrogantes, o paciente que chega sofrido e fanatizado. Tem que saber olhar com os olhos do espírito e encontrar os que estão verdadeiramente dispostos a auxiliar.

Elegância e Educação! São palavras que devem definir o Comandante para qualquer paciente ou visitante que o olhar!

Outro ponto importantíssimo ao assumir um Comando: Comandante não pode faltar!

Ao assumir uma escala, o compromisso é feito com seu Cavaleiro, e este não vai faltar... Se você não aparecer, vai ficar sozinho, a mercê do próprio karma, seu Cavaleiro vai estar bastante ocupado auxiliando aos que você abandonou.
Não existem desculpas para faltar uma Escala! Pode até existir uma justificativa de força maior, esta a Espiritualidade saberá avaliar, mas nada pode desculpar a ausência em um trabalho assumido espontaneamente. Pois as escalas deverão sempre ser assumidas espontaneamente! Ninguém pode lhe “escalar”, ou cobrar sua presença, sem que você tenha assumido o compromisso.

Ninguém é obrigado a assumir, mas assumiu? Tem que cumprir!

Não irei estender mais este texto, mas aos poucos, iremos abordando o Comando de cada um de nossos Trabalhos, de forma a mostrar na prática, como conduzir-se em cada um, da Mesa Evangélica à Estrela Candente.

Kazagrande

11 comentários:

Muito bom mestre... aqui no templo mãe, muitos comandantes precisam dessas orientações.... falta de amor e de doutrina... "Manso como uma pomba se sagaz como uma serpente!"

COMO SEMPRE: SÓ JESUS LHE PAGA!

Gostaria que vc escrevesse, qndo for possivel, sobre: Por que algumas pessoas ao serem convidadas se identificam com a doutrina e a abraçam com amor e outras relutam e não aceitam ou acreditam no compromisso firmado.
Obrigada.

Estimado irmão "kardecista",
Salve Deus!

Agradeço de coração o comentário, porém, esta área é somente para comentários rápidos e não para respostas como a que solicitou. POr favro reenvie diretamente para meu email e poderei responder.

Um fraterno abraço,
Kazagrande - kazagrande@bolivia.com

Tenho tentado escrever para kasagrande@bolivia.com mas todos os mails são devolvidos. Pode ajudar-me, por favor?

Meu irmão, é kazagrande@bolivia.com (com Z e não com S).

Um fraterno abraço,
Kazagrande

Aprender e aprender...é sublime!

Salve deus meu mestre esse tema como os outros veio em boa hora, vou levar aos meu irmãos grato!

Obrigado agente sempre precisa desses ensinamentos

Salve Deus! Ótimo 👏👏👏

Salve Deus! Ótimo 👏👏👏

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.