O Vale do Amanhecer é uma das mais ricas doutrinas em termos de simbolismos agregados. Muitos símbolos não são exclusivamente nossos, e podem gerar uma certa confusão nos médiuns que não buscam suas origens. Tentando explicar pelos conhecimentos pré-adquiridos, chegam a conclusões nem sempre aplicáveis dentro de nosso ritualismo.

Símbolos católicos, egípcios, gregos, romanos e tantos outros universalmente utilizados dentro de diversos segmentos religiosos, estão presentes em nossa rica Doutrina, com características próprias, e que devem ser devidamente desvendados sob a Luz das informações deixadas por nossa Mãe Clarividente.

Recentemente a 1ª Muruaicy, Carmem Lúcia Zelaya, filha de Tia Neiva, realizou um resgate histórico de nossos símbolos, publicando um belíssimo livro com o título “Símbolos na Doutrina do Vale do Amanhecer sob os Olhos da Clarividente”.

Neste livro, Tia Lúcia, como é carinhosamente por nós conhecida, com a autorização e apoio de seus irmãos, Gilberto, Raul e Vera Lúcia, apresenta de forma clara, explicações históricas sobre temas que despertam muita curiosidade por parte dos médiuns.

Ricamente ilustrado e primorosamente composto, além dos símbolos e acessórios, também encontramos fotos e um histórico da formação do atual Vale do Amanhecer. Resgatando nossa história, que antes só tinha a “Casa Grande” como fonte de consulta material. Qualquer médium assim, mesmo recém chegado a Doutrina, pode ter acesso a estas informações.

Aproveitando este artigo, gostaria de esclarecer que diversos termos empregados em nossa Doutrina também não são exclusivos, mas que obviamente possuem uma característica própria.

Por exemplo, “Orixá”...

Estes dias um médium me questionava sobre o uso o termo orixá para denominar os comandantes de um Trabalho Oficial ou Retiro. Considerava que este termo era do “candomblé” e não concordava com o seu uso.

Creio que tudo é uma questão de esclarecimento.

A etimologia da palavra Orixá, na verdade, é obscura. É realmente adotada por diversos cultos africanos e afro-brasileiros.

Costuma-se atribuir o significado de “divindade intermediária entre os crentes e a suprema divindade”.

Não podemos deixar de lado nossa estreita ligação com o africanismo, afinal, nossas principais Entidades de atendimento atuam com a roupagem de Pretos Velhos.

Orixás, na Linha Africana da Corrente do Amanhecer, são regentes de determinadas forças.

Em diversas cartas Tia Neiva empregou o termo denominando Entidades que portavam forças específicas para a realização de suas missões, e que na Doutrina do Amanhecer, assumiam separadamente ou em conjunto, a responsabilidade da projeção de forças em cada trabalho ou ritual.

Os dirigentes dos Retiros e dos Trabalhos Oficiais são denominados Orixás do Dia em função de estarem, naquele momento, regendo as forças que são distribuídas por todo o Templo, durante aquele dia de trabalho. Assim, sua responsabilidade é muito grande, tão grande quanto a denominação que recebem.

Kazagrande

10 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Salve Deus kazagrande! realmente muitas coisas são motivos para se questionar principalmente quando se é um mestre novato,como por exemplo mãe iemanjá que também é uma "entidade" do candomblé e também do vale.
    Mas esse não é o motivo principal deste comentário...gostaria de saber se o pessoal do templo de brasília vende esse livro por sedex ou correios enfim,por que aqui no meu templo eu nunca vi um exemplar desse livro^^
    Se o senhor tivesse e pudesse me mandar por e-mail (o senhor tem meu msn ai)eu ficaria extremamente agradecido,se não ficaria agradecido do mesmo jeito...é só você ensinar aqui pro povo o que a gente não souber!

    um grande abraço,deste assíduo companheiro de jornada

    ResponderExcluir
  2. Escrevi hoje pedindo uma forma de contato para que possam solicitar o livro por correio. Assim que receber a resposta, posto aqui nos comentários.

    Kazagrande

    ResponderExcluir
  3. O livro citado é de suma importância nesta corrente que compõe o passado, o presente e o futuro da doutrina do amanhecer e haja vista a qualidade nele impregada deveria ao meu ver ser oferecido pelos autores a editoras grandes como Ediouro, Agir entre outras que adotaram preferêncialmente a linha esotérica ou espiritualista / religiosa. Ao contrário do que muitos pensam esta seria uma forma adequada de divulgação desta maravilhosa dádiva chamada VALE DO AMANHECER. Aliás quem não gostaria de em breve comprar seu ingresso de cinema para ver filmes que retratem a vida e obra de nossa querida "Tia Neiva"?... Vamos fazer a nossa parte e colaborar com a divulgação incondicional de tudo, repito TUDO O QUE SEJA EM PROL DA EVOLUÇÃO!

    ResponderExcluir
  4. Salve Deus
    Um livro fundamental a todos os que seguem a nossa Doutrina.

    ResponderExcluir
  5. OLA SALVE DEUS A TODOS EU TAMBEM GOTARIA DE ADQUIRIR UM EXEMPLAR DESTE LIVRO , AGUARDO ANCIOSA PELA RESPOSTA DE COMO POSSO ADIQUIR UM.

    SALVE DEUS NINFA GRAGE LUA GIRLANE

    ResponderExcluir
  6. PARA AQUISIÇAO DO LIVRO:

    FALAR COM WALDERINA (DONA DÉRA)
    61-33388-0386

    ou então pelo e-mail

    walderinaralmeida@hotmail.com

    O livro custa R$ 50,00
    Consulte nos site dos Correios (http://www.correios.com.br/ ) as opções e o valor do envio.

    ResponderExcluir
  7. Salve Deus!

    Como poderei obter este livro?

    ResponderExcluir
  8. Salve Deus! Nós moramos em Salvador, para adquirir, entraremos em contato, tenho a certeza que este livros nos ajudará no esclarecimentos sobre a doutrina. Boa noite.

    ResponderExcluir
  9. Sou do Vale do Amanhecer de Garanhuns - Pe. Gostaria de adquirir o Livro. Como faço?
    Contato pelo WhatsApp 87 999695633
    Aguardo resposta.
    Salve Deus!

    ResponderExcluir
  10. Sou do Vale do amanhecer Barra do garças mt gostaria de adquirir o livro como faço salve Deus.Mestre José Maria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem